A SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA foi fundada em 14 de janeiro de 2009 por Hamilton César Uchôa de Oliveira, este com mais de 20 anos de experiência no segmento marítimo.
Devido a crescente demanda do mercado nos portos cearenses e com o sonho de ser referência na excelência dos seus serviços no Nordeste e no Brasil, iniciou suas atividades com apenas uma lancha e, em 2010, adquiriu dois potentes rebocadores.
A matriz está localizada na cidade de Fortaleza/CE e conta com uma equipe vencedora de profissionais altamente qualificados, capacitados e submetidos constantemente a treinamentos no que diz respeito à Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social (QSMSRS).
Ser referência na garantia da qualidade organizacional, na segurança dos serviços, no respeito pelo meio ambiente e ser a escolha certa e garantida de satisfação dos colaboradores e clientes, este é o objetivo maior da SEAPORT.
A SEAPORT foi fundada por Hamilton César Uchôa de Oliveira em 14 de janeiro de 2009 em Fortaleza, Ceará. Devido a crescente demanda do mercado nos portos cearenses e com o sonho de ser referência na excelência dos seus serviços no Nordeste e no Brasil, iniciou suas atividades nos Portos de Mucuripe e Pecém.
A empresa hoje possui embarcações como rebocadores e lanchas, além de caminhão munck com capacidade para 40 Ton.
Ser referência na garantia da qualidade organizacional, na segurança dos serviços, no respeito pelo meio ambiente e ser a escolha certa e garantida de satisfação dos colaboradores e clientes, este é o objetivo maior da SEAPORT.
Política Integrada QSMSRS Seaport Serviços Marítimos LTDA.
A SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA é uma empresa que mantém através da Política Integrada de Qualidade, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social fundamentada em:
QUALIDADE
Conquistar e satisfazer os Clientes através do fornecimento de produtos e serviços com qualidade, custos e prazos, considerando:
• O atendimento aos requisitos do Cliente assim como os prazos estabelecidos nos contratos;
• Os Objetivos da Qualidade e sua análise crítica;
• A análise crítica desta Política, com foco na sua permanente adequação e eficácia do SGI.
SAÚDE
• Gerenciamento adequado, dos aspectos ambientais e dos perigos e riscos à segurança e à saúde, com Objetivos e Metas;
• Acompanhamento dos resultados com ênfase na ação preventiva de lesão e doenças ocupacionais.
SEGURANÇA
• Promover a conscientização e a capacitação dos Integrantes, contratados e fornecedores;
• Minimizar os riscos no trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
MEIO AMBIENTE
• Realizar ações para a prevenção de poluição inerente ao serviço marítimo que opera;
• Gerenciamento dos resíduos das embarcações, mantendo o meio ambiente hídrico seguro e limpo.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
• Capacitação e profissionalização dos colaboradores;
• Garantir o bem-estar dos seus integrantes, contratados e fornecedores por meio de ações de Responsabilidade Social, em conformidade com a SA8000, promovendo à ética e a melhoria do entorno local em todas as suas atividades sem distinção de raça, sexo, cor e religião.
RESPONSABILIDADE PELA QSMSRS
A responsabilidade pelos Programas de QSMSRS ocorre através da delegação planejada da mobilização e da conscientização das pessoas, independente de seu nível hierárquico, sendo aplicado de forma permanente assegurando a melhoria contínua de todos os seus processos em prol da satisfação dos nossos clientes internos e externos.
Fortaleza, 03 de janeiro de 2011.
SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA
Hamilton César Uchõa de Oliveira
Diretor Presidente
O Código de Ética da SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA é o nosso compromisso de defender aquilo que acreditamos, seguindo uma postura responsável, ética, transparente e de respeito mútuo entre todos.
É aplicável a todos os colaboradores (empregados e administradores) da SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA, seja em qualquer região do Brasil, e seus preceitos extensivos aos fornecedores de bens, serviços e materiais, parceiros de negócios, produtores integrados, clientes e demais partes envolvidas e/ou interessadas no nosso negócio.
1. SOBRE OS NOSSOS RELACIONAMENTOS
Um bom relacionamento é peça chave para o nosso sucesso.
Para mantermos esse bom relacionamento tanto no ambiente de trabalho como com clientes e agências, práticos, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros de negócios e sindicatos é importante que se respeite a integridade, as expectativas e a privacidade de cada um destes, cumprindo a legislação, as normas e os regulamentos, internos ou externos, em todas as suas instâncias.
1.1- No Ambiente de Trabalho
As relações no ambiente de trabalho da SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA estão alinhadas com os valores da empresa, acordos coletivos e contratos aplicáveis, observando a legislação e as normas vigentes.
O respeito ao próximo cria um excelente ambiente de trabalho, evitando qualquer forma de constrangimento a si ou aos outros.
A SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA não admite em hipótese alguma, inclusive de seus fornecedores e demais partes com que mantém relacionamento comercial:
O uso da mão de obra infantil e o trabalho de menor de 16 anos, salvo mediante contratação especial do “menor aprendiz” (assim considerado a partir de 14 até 18 anos, na forma da legislação especial aplicável);
A exploração do trabalho escravo, forçado mediante intimidação e/ou não remunerado;
Conduta que cause constrangimento, ou seja, desrespeitosa com subordinados ou outras pessoas da empresa, tais como palavras ofensivas, intimidação, assédio sexual e agressão psicológica ou física;
Toda e qualquer forma de discriminação ou preconceito envolvendo idade, raça, cor, nacionalidade, sexo, política, religião ou credo, deficiências ou limitações físicas;
O consumo de bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas ou estar sob o efeito destas durante a jornada de trabalho ou a serviço da empresa.
1.2 – Com Sindicatos
A SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA reconhece a legitimidade dos sindicatos e respeita suas iniciativas e práticas. Estamos sempre dispostos a dialogar em qualquer situação, buscando soluções que atenda a todos os envolvidos.
Somos uma empresa democrática e respeitamos o direito do empregado filiar-se ao sindicato de sua categoria profissional ou ao qual o estabelecimento está associado, desde que não utilize para isso recursos, bens e a marca da empresa;
Mantemos contato direto com nossos empregados na condução de assuntos que envolvam relações trabalhistas;
As contribuições da SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA e de seus empregados aos sindicatos, espontâneas ou compulsórias, são as previstas pela legislação brasileira;
Permitimos a permanência dos representantes de sindicatos ou representativos das categorias em nossos estabelecimentos desde que solicitem prévia autorização e respeitem as normas de condutas internas.
1.3. Com Clientes e Agências
A segurança dos serviços é um compromisso da empresa. Todos os colaboradores envolvidos com as atividades de produção, devem conhecer as ferramentas básicas (PPRA, PCMSO, ISO 9001:2008 e seus processos) para a manutenção da segurança dos serviços e se comprometerem a cumpri-las permanentemente.
Desejamos aumentar constantemente nossa credibilidade junto aos clientes e agenciadores, nos comprometendo a:
Ser sinceros no relacionamento, sempre atendendo com eficácia e cortesia;
Entregar o que prometemos;
Não sacrificar em hipótese alguma a qualidade de nossos serviços ou marca;
Não utilizar o nome SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA em benefício próprio ou de outras pessoas;
Manter o padrão estabelecido e desejado para os serviços, pois ele é nosso certificado de garantia de qualidade;
Zelar pelos seus interesses, ajudando a solucionar problemas e encaminhando suas solicitações e reclamações para as áreas responsáveis na empresa;
Ser abertos a críticas e contribuições na busca permanente de melhoria de qualidade de nossos produtos e serviços.
1.4. Com Fornecedores, Prestadores de Serviços e Parceiros de Negócios
A SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA considera no desenvolvimento de fornecedores, prestadores de serviços e parceiros, a transparência e imparcialidade, pautando suas decisões em fatores técnicos, qualidade de produtos e serviços, bem como nos prazos e condições negociais, baseados em princípios éticos de forma a preservar a confiança mútua.
Permitimos oportunidades iguais a todos;
Seguimos os padrões definidos nas políticas de contratação da SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA;
Estimulamos a adotarem práticas de gestão que respeitem a dignidade humana, a ética e a preservação ao meio ambiente;
Nós os consideramos a extensão de nossa empresa, portanto devemos ter um relacionamento respeitoso, duradouro e de confiança;
Exigimos permanentemente a melhoria da produtividade dos seus processos, como forma de garantir nossa competitividade e contribuir para a sua preservação;
Buscamos os que tenham um comportamento exemplar e que estejam alinhados aos preceitos e expectativas deste Código de Ética e que cumpram toda a legislação vigente aplicável aos seus negócios, bem como firmar o compromisso assumido no TERMO DE COMPROMISSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL.
1.5 . Com o Meio Ambiente e Comunidades Locais
A SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA adota pratica de gestão, tais como:
Ações voltadas para a formação da cidadania por meio do desenvolvimento sustentável nos locais em que estamos inseridos;
Desenvolvemos, promovemos e apoiamos programas de consciência e educação ambiental junto a clientes, fornecedores, funcionários e à comunidade;
Incentivamos essa cultura de preservação do meio ambiente para todos os familiares de nossos colaboradores.
1.6. Com o Mercado e Concorrentes
A SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA acredita que a concorrência leal é um estímulo constante para a inovação e a busca da excelência na qualidade de seus serviços, porém os colaboradores estão proibidos de divulgar informações ou discutir com concorrentes planos de comercialização, descontos e divulgação de seus serviços.
1.7. Com a Imprensa
A SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA mantém um canal aberto com a imprensa em geral, tornando disponíveis todas as informações necessárias ao esclarecimento e divulgação de suas atividades.
2. CONFLITO DE INTERESSES
Não são aceitáveis as seguintes condutas por parte de colaboradores e administradores da SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA, assim consideradas GRAVÍSSIMAS para os devidos fins e efeitos trabalhistas, contratuais e societários:
2.1. Interesses Particulares
Usar o prestígio do cargo ou nome da empresa para benefício próprio ou de outras pessoas;
Desenvolver paralelamente ao seu trabalho na empresa, direta ou indiretamente, atividades concorrentes e/ou complementares aos negócios da SEAPORT SERVIÇOS
MARÍTIMOS LTDA, sem expressa autorização desta, exceto as de cunho acadêmico;
Ser titular ou sócio de empresa ou de qualquer atividade econômica que possa representar conflito de interesse com a SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA.
2.2. Segurança da Informação e Propriedade Intelectual
Cabem aqui os segredos de indústria, processos, serviços, projetos, marcas, fórmulas, tecnologias, “knowhow”, invenções, aperfeiçoamentos, sistemas eletrônicos, direitos autorais entre outros, a saber:
Utilizar ou repassar a terceiros, sem autorização da empresa, informações confidenciais, seja de propriedade material/intelectual da SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA ou de seus fornecedores e clientes;
Divulgar ou usar inadequadamente informações privilegiadas e/ou relevantes da empresa com o objetivo de obter vantagem pessoal ou em benefício de terceiro;
Divulgar informações não oficiais (boatos) de qualquer espécie;
Deixar documentos confidenciais expostos à visão geral, em mesas, aparelhos de fax ou copiadoras;
Fazer palestras, seminários ou trabalhos acadêmicos sobre processos e negócios da SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA sem autorização do seu superior imediato e diretoria da área;
Havendo necessidade de uso da logomarca da SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA em materiais de alta visibilidade, contate a Área Comercial. Esta área avaliará a possibilidade de uso da logomarca, autorizando formalmente a parte interessada.
2.3. Patrimônio e Recursos da Empresa
Utilizar equipamentos, recursos e meios eletrônicos (correio eletrônico, Internet e etc.) da empresa para fins não autorizados, contrariando as políticas e normas internas da SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA.
2.4. Doações e Patrocínios
Patrocínios e doações deverão estar integrados aos interesses institucionais e mercadológicos da SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA, valorizar a imagem corporativa da empresa e levar em conta os benefícios gerados para a comunidade e poderão ser feitos mediante aprovação do Diretor Presidente.
3. INFORMAÇÕES FINANCEIRAS E REGISTROS CONTÁBEIS / INTEGRIDADE DOS RELATÓRIOS
A SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA mantém sistemas contábeis e de controles internos adequados de forma a assegurar a fidedignidade da situação patrimonial e financeira e resultados da empresa.
Todas as operações e negócios realizados pela SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA estão, e devem permanecer, suportados pela respectiva documentação e são, e devem ser, objeto de imediato lançamento contábil nos livros e registros oficiais da empresa, em estreita observância à lei e aos princípios contábeis geralmente aceitos (BR GAAP e US GAAP).
4. GESTÃO DA ÉTICA E CONDUTA
4.1. Comitê de Ética
O Comitê de Ética é formado por membros das Áreas de Administração, Comercial, Financeira e Técnica da empresa, tendo por competência:
Revisar periodicamente o Código de Ética da empresa;
Analisar os relatórios sobre violações ao Código de Ética que lhe forem encaminhados;
Examinar os casos de violação ao Código de Ética de maior gravidade, submetendo-os ao Diretor Presidente para decisão;
Deliberar sobre dúvidas de interpretação do texto do Código de Ética bem como de eventuais dilemas éticos.
4.2. Sanções / Penalidades
As infrações a este Código de Ética sujeitarão seus autores à medidas disciplinares e/ou penalidades, com base na legislação trabalhista, civil ou criminal, conforme o caso.
4.3. Conduta Diante de Dúvidas ou Violações ao Código de Ética
A observância ao Código de Ética e o exercício dos valores da SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA são básicos para sustentar o alinhamento de todos às expectativas da empresa, visando obter resultados embasados nos mesmos princípios e garantir uma na cultura SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA.
É esperado que todos os empregados e administradores da empresa zelem pelo cumprimento do disposto neste Código de Ética e comuniquem as condutas inadequadas através do “SAC- SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE”, um canal de comunicação direto da SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA com todos os colaboradores, que assegura ao interessado absoluta confidencialidade.
Telefone: (85) 3278 4384, caixa de sugestão em todos os si tes da empresa e SAC na home page:
http://www.seaportservicos.com.br
5. APROVAÇÃO, VIGÊNCIA E DIVULGAÇÃO
5.1. Aprovação e Vigência
Este código de ética foi aprovado em reunião datado de 26/05/2010, pelo senhor diretor presidente da SEAPORT SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA .
5.2. Divulgação
Este Código de Ética foi aprovado em reunião datado de 26/05/2010, pelo senhor diretor presidente da SEAPORT SERVIÇOS MARITIMOS LTDA .
Todos os recém contratados deverão ser informados deste Código de Ética no processo de integração à empresa.
“Desenvolver serviços marítimos, oferecendo qualidade e dinamismo aos nossos clientes, atuando sempre com responsabilidade ambiental e segurança operacional.”
“Sermos reconhecidos na região Nordeste como a melhor empresa de serviços marítimos, conquistando sempre novos mercados pela efetividade de nossa atuação.”
Qualidade, Segurança, Dinamismo, Atendimento.